CIRRUS, UMA NOVA REALIDADE DE PARA-RAIOS

cirrus-uma-nova-realidade-de-para-raios

Na JOBASI apresentamos o novíssimo equipamento de proteção atmosférica denominado CIRRUS, caracteriza-se por ser tecnologicamente muito avançado, apresentando um perfil especial e ponta captora arredondada, é a mais recente novidade do mercado.
Porquê essa tão forma especial?
Um raio inicia a sua descarga com um traçador descendente que se difunde para todo e qualquer sentido. A sua aproximação ao solo faz de qualquer objecto um potencial alvo para a iminente descarga. A função de um para-raios é reduzir essa aleatoriedade e atrair para si o raio, de modo a encaminhar a corrente de forma controlada e sem danos até à terra.

Deste modo, o CIRRUS com um comprimento de ponta pequeno, ranhuras perpendiculares e uma forma arredondada, ao inverso da maioria dos outros equipamentos, num primeiro instante durante o processo de descarga do raio, limita o efeito de corona, num segundo instante quando um traçador descendente está suficientemente próximo, contribui para a criação de cargas livres.

Um produto de confiança
O corpo e a parte terminal do CIRRUS, é constituído por aço inox com o propósito de uma vida longa mesmo em atmosferas corrosivas. Esteticamente discreto, este para-raios pode ser incorporado em todo o tipo de edifícios ou estruturas, apresentando um comprimento total de 2 m e um peso de 3,6 kg.

A eficácia da sua ponta captora é demonstrada com a capacidade em suplantar com êxito diversos tipos de ensaios:

Ensaio de marcação
Verificação das características dimensionais
Isolamento e pré-condicionamento ( névoa de sal e atmosfera sulfurosa )
Resistência a 100kA impulso atmosférico (10/350)
Ensaios de eficácia em laboratório de alta tensão

Consequentemente o CIRRUS e toda a sua gama, encontram-se em conformidade com as diversas normas: NF C 17102, NP 4426 e EN NP 62305.